terça-feira, 9 de agosto de 2011

Foguete de PET a água - Water Rockets


Foguetes a água são modelos de PET caseiros que usam apenas agua e pressão para para obter um lançamento. Não é usado nenhum tipo de material inflamável.

Como Funciona
Uma garrafa PET  é enchida com água a um terço, então essa é invertida no suporte de pressão. Usa-se uma bomba de bicicleta ou outra fonte qualquer de ar comprimido, que quando estiver comprimido ao máximo a garrafa é liberada pelo sistema de soltura; o ar comprimido irá empurrar a água para baixo fazendo, assim, a garrafa subir.
Outro tipo de foguete é com pastilha efervescente,o procedimento é muito mais simples,coloque água num potinho de filme de máquina fotográfica e coloque a pastilha,coloque a tampinha e vire para baixo rapidamente,a pressão interna fara o potinho subir.
Veja mais sobre e os videos ...

 














Vai a dica do site http://www.aircommandrockets.com que tem varias dicas videos e modelos de Foguete de PET a água - Water Rockets

  • Construção: os materiais usados na construção do foguete devem ser leves (principalmente plásticos), sem componentes metálicos.
  • Propulsão: use apenas água e ar comprimido, respeitando os limites de pressão da garrafa usada.
  • Resgate: o foguete deve possuir um sistema de resgate (com paraquedas) que permita sua descida com segurança ao solo e a reutilização do foguete.
  • Massa: o foguete não deve pesar mais do que 1.5 kg antes do lançamento.
  • Carga: Nunca use carga explosiva, inflamável ou de substâncias perigosas.
  • Estabilidade: verifique a estabilidade do foguete, determinando seu centro de gravidade (CG) e seu centro de pressão (CP) antes do primeiro lançamento.

  • Sistema de lançamento: o dispositivo usado para lançar foguetes deve permitir o disparo a, pelo menos, 3 metros de distância e deve ter uma forma de despressurizar a garrafa numa situação de emergência.
  • Condições de lançamento: não lance foguetes com vento forte, perto de áreas urbanizadas, de torres de alta tensão ou de fios elétricos ou telefônicos, perto de árvores altas ou em locais onde passem aeronaves em baixa altitude, ou em qualquer outro lugar que represente perigo para pessoas, animais, veículos ou propriedades.
  • Segurança durante o lançamento: não se aproxime nem deixe que ninguém se aproxime do foguete quando o mesmo já estiver pressurizado ou em processo de pressurização.
  • Direçao de lançamento: jamais direcione o foguete para um alvo no solo ou no ar. Todos os lançamentos devem ser feitos dentro de um ângulo de 30° em relação à vertical.
  • Fios elétricos: em hipótese alguma tente resgatar um foguete que tenha caído sobre ou perto de fios elétricos ou locais perigosos.
  • Testes de pré-lançamento: se estiver trabalhando em um projeto de pesquisa ou desenvolvimento de foguetes a água, procure determinar a confiabilidade o mesmo através de testes e ensaios estáticos ou no solo. Os testes devem ser feitos de forma segura e em lugares isolados, longe de pessoas que não estejam participando do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário