quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FabFi Wi-fi DIY


Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, ensinam moradores do Afeganistão e do Quênia a montarem antenas e criarem redes abertas de wi-fi. Tudo começou há dois anos na cidade afegã de Jalalabad. “O fornecimento de internet no local é irregular. A velocidade é baixa e há quedas”, diz a coordenadora do projeto, Amy Sun. Uma tela de galinheiro, pedaços de madeira e uma bateria de carro ajudam a levar internet sem fio para locais remotos. Com um roteador qualquer e esse monte de entulho.


VIA:Revista Galileu   Mais Informações: Fabfi.fablab.af
Para fazer a gambiarra, é preciso improvisar uma antena parabólica e acoplar a ela um roteador comum. O aparelho envia o sinal por radiofrequência até uma segunda antena, também rudimentar. Quanto mais parabólicas instaladas, maior a nuvem de sinais e mais gente pode se conectar. Hoje, o projeto tem 45 centrais de distribuição de internet livre no Afeganistão e 50 no Quênia, onde a iniciativa já conectou três cidades inteiras. Mas Amy Sun quer espalhar mais as redes — e até ensina você a fazer uma. Confira o passo a passo abaixo.
1. Baixe no site do projeto (fabfi.fablab.af/distribution) os moldes para a antena. Risque-os em uma superfície lisa de madeira.
2. Corte a madeira seguindo as formas marcadas. Use o triângulo como base. Encaixe os arcos na perpendicular, como mostra o desenho.
3. Grampeie uma tela de arame na base superior de madeira, de forma que cubra toda a parte interna da antena. Estique-a bem para não formar ondas.
4. Coloque o roteador dentro de um plástico (para se precaver de chuvas) e apoie-o em um dos arcos. Configure-o seguindo as instruções do fabricante.
5. Ligue o roteador na bateria do carro. Vire sua pequena antena para o centro do arco. Mire a parabólica para outra como ela. O sinal viaja até 10 km. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário